História

O Município de Governador Lindenberg, possui uma população de 9.295 (nove mil e duzentos e noventa e cinco) habitantes censo do IBEG 2000. Com uma extensão territorial de 360,4 Km², localiza-se ao norte do estado do Espírito Santo, aproximadamente 200 Km da capital Vitória. O clima é quente, com temperaturas médias de 28 a 30 graus centígrados. A cobertura vegetal é composta por remanescentes da mata atlântica, pastagens nativas e formadas, lavouras, principalmente de café e coco. A maioria das casas é de alvenaria tanto na zona urbana quanto na rural.

O nome do município – Governador Lindenberg – foi uma homenagem prestada pela Câmara Municipal de Colatina ao então Governador do Estado, Carlos Fernando Monteiro Lindenberg, pelo fato do mesmo ter beneficiado a população com iluminação e estradas, reivindicação antiga e necessária, foi também o primeiro Governador a visitar o Município.

O primeiro morador da região onde se localiza a sede do município foi o Sr. Artur Ramos de Andrade que veio do estado da Bahia em 1928, instalando-se no que é hoje Córrego Baía, cujo nome é em decorrência do seu primeiro morador ter vindo do estado da Bahia. Em 1942, vendeu seu terreno para a família Baldo e retornou para seu estado de origem.

Em 1944, no mesmo local, a família Baldo instala a primeira energia elétrica do município por gerador movido à água e que funciona até os dias atuais. A energia elétrica fornecida por uma empresa chegou na década de 60, antes existia um motor a óleo diesel para iluminar o povoado.
No início da colonização as casas eram construídas de pau-a-pique, assoalho de chão e cobertas por "tabuinhas". Muito eram as dificuldades das pessoas: precisavam viajar a pé, ou no lombo de cavalos até Colatina para comprar mantimentos, sobretudo, o sal e o querosene.

As comidas eram, principalmente, polenta, feijão, inhame, aipim, banana, carne de caça, carne de porco e peixe, e ainda frutas como laranja e mexerica.
O primeiro carro que apareceu na região foi do sr. Dário Salvador, um Ford 46 de carroceria. Hilário Donadia trouxe o primeiro ônibus, um Chevrolet à gasolina. A primeira televisão foi trazida por seu Ivo Baldo que colocava na praça do povoado para que todos pudessem assistir aos jogos da seleção brasileira.

O lazer dos moradores consistia nos bailes realizados nas casas, ao som da sanfona de oito baixos acompanhada de cavaquinho; o futebol de campo; o jogo de bolas de pau. A bebida era, principalmente, a cachaça (aguardente de cana).

A Lei nº 5.638, que criou o município de Governador Lindenberg desmembrado do município de Colatina, tornando-se o 78º município do Estado foi aprovada no dia 11 de maio de 1998. Em outubro de 2000 aconteceu a 1ª eleição para Prefeito e Câmara Municipal. A renda da população provém da agricultura do café, principal fonte de renda. A pecuária vem em segundo plano, destacando-se que são poucos os proprietários que têm renda com esta atividade, na maioria dos casos ela é somente de subsistência.
Em relação à cultura, no município acontecem as festas culturais (folclóricas) que as escolas promovem; as festas comunitárias e dos padroeiros realizadas nas comunidades; grupos folclóricos como Banda de Congo e Folia de Reis; manifestações individuais de artesanato e música. Todas essas manifestações artísticas são desenvolvidas e divulgadas pelos próprios executores.

Endereço:
Rodovia Dário Salvador, s/n - Centro - Governador Lindenberg/ES